Descrição
Este é um livro para psicoeducar as crianças que passarão por sua primeira consulta odontológica. Nem sempre é fácil ir ao dentista. A repetição de procedimentos desconfortáveis, ficar com a boca aberta muito tempo, o barulho da broca, dor em alguns casos e equipamentos diferentes podem gerar estranhamento, medo e ansiedade nas crianças. Assim, este material objetiva passar informações para que este momento seja vivenciado de forma tranquila e sem maiores sequelas. Uma das autoras do livro é odontopediatra e colocou sua experiência no livro, relatando como faz seus atendimentos com as crianças e a outra autora é psicóloga, doutora em preparação psicológica para procedimentos invasivos.
Além dos consultórios de psicologia e odontopediatria, pais e professores também podem fazer uso deste recurso. No caso dos pais, além da utilização junto com as crianças, podem refletir sobre o modo como podem ajudar seus filhos com essa experiência.
Autor / Autora
Ana Paula Nesi Mafra
Cirurgiã dentista pela UNIVALI. Especialista em Odontopediatria pelo Instituto Odontológico das Américas (IOA). Aperfeiçoamento em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Habilitação em Laserterapia.
Camilla Volpato Broering. Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, bem como de cursos de especialização e pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua como psicóloga clínica. Tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos.
Camilla Volpato Broering
Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, bem como de cursos de especialização e pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua como psicóloga clínica. Tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos.